Lasagna de mussarela de búfala com molho pesto

Já estava com saudades das receitas, mas confesso que fim de ano é uma loucura  tirar fotos é fácil, e fazer também o maior problema para mim e fazer as receitas já que faço tudo à olho.

Mas aqui estou com uma receita de dar água na boca, e uma ótima idéia para o final de ano pois é leve e muito fácil de fazer. 

Ingredientes:

mussarela de búfala

molho pesto

01 maço de rúcula

massa de lasagna – comprar pronta

Molho Pesto

Esta é uma receita da maneira bem tradicional de fazer, mas para quem não tem paciência no final tem uma

  • 1 dente de alho
  • 2 maços grandes de manjericão italiano de folha larga
  • 2 colheres (sopa) de queijo Pecorino ralado fino
  • 2 colheres (sopa) de queijo Parmigiano Reggiano ralado fino
  • 1 colher (sopa) de pinoli
  • 6 colheres (sopa) de azeite extra-virgem de oliva
  • sal grosso marinho

DSC_0370DSC_0372DSC_0373DSC_0372DSC_0373DSC_0374

DSC_0376

Preparo:

  1. Coloque o alho e uma pitada de sal no pilão e soque até formar uma pasta grossa. É importante que o socador não amasse os ingredientes no fundo do pilão, mas faça movimentos circulares, esfregando os ingredientes contra as laterais da tigela.
  2. Separe as folhas do manjericão dos talos, lave, seque bem e junte ao pilão, amassando-as devagar até que formem uma polpa verde intensa.
  3. Junte os pinoli e o queijo, esmagando e incorporando bem, e depois o azeite, pouco a pouco. Experimente e ajuste o queijo e o azeite a seu gosto. Espalhe o molho sobre 400g de massa que você cozinhou enquanto preparava o pesto (fusilli é a melhor opção) e sirva imediatamente. O molho é suficiente apenas para cobrir a massa com uma delicada película esverdeada. Não é costume servir com queijo à parte, pois o molho já o contém.

DICAS: Somente o manjericão italiano (aquele de folha larga e abaulada) pode ser usado nesta receita. Outros tipos têm um sabor muito mentolado e ficam esquisitos. O pilão não deve ser de metal, pois ele tende a escurecer as folhas do manjericão. Eu costumo colocar em uma segunda tigela a mistura de sal, alho e manjericão, socar os pinolis no pilão até formar uma pasta, e então voltar o manjericão e colocar os outros ingredientes. Assim os pinoli são incorporados mais rapidamente. Você pode substituir os dois queijos por queijo parmesão nacional de qualidade. Se for substituir os pinoli, use castanhas do Pará. Nunca use nozes, pois elas são muito fortes e dominarão o molho. Em última instância, se não quiser comprar um pilão, faça o molho em um pequeno processador de alimentos. Mas não é a mesma coisa. Você pode usar o pesto para sopas, legumes, pães, o que quiser.

montagem

como nas fotos: molho, massa, mussarela, rúcula picada

DSC_0377


DSC_0378 DSC_0379 DSC_0381
DSC_0380

DSC_0383

 DSC_0370DSC_0372

 

Esta entrada foi publicada em Gastronomia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Lasagna de mussarela de búfala com molho pesto

  1. Isa Felipe disse:

    Que delicia !!! Deu água na boca !!! Bjo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>